17 de julho de 2014

INFORMES E ENCAMINHAMENTOS APROVADOS NOS TRÊS CONSELHOS DIA 16/07/2014

CONSELHO DE REPRESENTANTES 16/07/2014
INFORMES E ENCAMINHAMENTOS APROVADOS NOS TRÊS CONSELHOS
SIND-UTE CONTAGEM

1.       Decreto de férias-prêmio:
Foi encaminhado ofício ao prefeito Carlin Moura, ao Secretário de Educação Ramon Santos e ao Promotor Dr. Manoel Luís questionando o atraso na publicação das alterações do Decreto.  Na oportunidade também solicitamos a retomada das reuniões de negociação e Audiência com o prefeito.
Na reunião de negociação do dia 15/07 o Secretário Adjunto Ademilson informou que o Decreto estava pronto para ser assinado pelo prefeito, porém não continha as alterações acordadas. Está sendo corrigido e deve ser publicado na próxima semana.

2.       Flexibilização: 
O Secretário de Educação, no dia 30 de junho, apresentou ao Sindicato o posicionamento de efetuar o pagamento a partir da apresentação dos calendários de reposição, o que não está ocorrendo.
Neste sentido, solicitamos via ofício no dia 03 de julho, esclarecimentos formais sobre o não pagamento das flexibilizações, relembrando o compromisso do Governo de que não haveria corte de pagamento.
No dia 07 de julho fizemos novo contato com a Secretária de Educação, solicitando a resposta do ofício e obtivemos a informação da Diretora Geral do Departamento de Gestão dos Trabalhadores, Sebastiana Rangel, que no dia 10 de julho haveria pagamento das flexibilizações dos trabalhadores que não participaram da greve e não receberam. 
Cobramos do Secretário o cumprimento do compromisso de não corte para todos e alertamos que o não pagamento dos dias, gera o entendimento do não compromisso com a reposição.  
Na reunião do dia 15/07 cobramos o posicionamento sobre o pagamento. O Secretário Adjunto de Administração e o Secretário de Educação Ramon informaram que a configuração da flexibilização na lei (dias trabalhados) gera dificuldade técnica para o pagamento. Informaram que estão construindo a forma de efetuar o pagamento e que o farão o mais rápido possível.
3.       Reunião com Ministério Público:
No dia 7 de julho a Comissão de negociação (Sueli Rocha, Bárbara Vilaça, Otto Ramos) juntamente com os dirigentes Vânia, Adelita e Ivanil Gomes (eleitos na Plenária dos dirigentes) foi recebida pelo Promotor Manoel Luís da Promotoria da Infância e Juventude. Foram apresentados ao promotor os problemas vivenciados com a questão da reposição. O promotor esclareceu que seu papel é acompanhar, mas não definir como se dará a mesma.
Ponderamos a limitação de sábados, a não aceitação de extensão da carga horária para pagamento de dias e outras questões, protelando a reposição para janeiro.
O promotor compreendeu a importância de se flexibilizar para garantir a reposição antes de janeiro, havendo possibilidade, e se comprometeu a tentar diálogo com a Seduc nesse sentido. Também se dispôs, em último caso, a intermediar uma discussão sobre a flexibilização dos parâmetros de reposição.
Foi solicitada à Seduc nova reunião para tentar avançar nesta questão, tendo sido apontada para a próxima semana.
Outro ponto tratado foi o não cumprimento pelo Governo dos prazos estabelecidos na reunião de intermediação com o MP, conforme comunicado por ofício. O promotor se comprometeu a enviar ofício ao prefeito cobrando esclarecimentos.

4.       Reajuste:
No dia 2 de julho foi aprovado na Câmara Municipal o projeto de Lei 010/14, que trata do reajuste. O índice de 5,82% virá no pagamento de agosto e a diferença de um mês será pago em janeiro.

5.       Audiência com Prefeito:
A reunião com o prefeito agendada através do ofício 0707/14 para o dia 15/07 às 9 horas foi desmarcada. Segundo o Governo o prefeito teve uma agenda de última hora em Brasília. Segundo eles, a remarcação da reunião deverá ser feita para a próxima semana.
           
6. Reunião do dia 15/07:
      Presentes: Secretário Adj. de Administração Geraldo Guimarães, Secretário de Educação Ramon, Secr. Adjunto Ademilson, Funec: Karla Roque e Luzia, Categoria: Bárbara, Sueli, Otto, Donaldo, Gabriela)
a)    Lei 172/14(Reajuste): Levantamos alguns problemas na lei:
·         Abono e a diferença não entraram: Segundo eles será encaminhado em agosto Lei Complementar, pois estes pontos só se referem à educação.
·         Alteração do art. 76 do Estatuto que possibilita parcelamento de férias: segundo eles será feita emenda, garantindo que tal questão não se refere à educação.
·         Reopção para LC: será garantida a reopção a tempo para que as pessoas possam apresentar títulos este ano.
b)    Calendário de reposição (Seduc: Ramon, Ademilson; Categoria: Gabriela, Otto, Yala, Vânia, Sueli, Marcos, Bárbara)
Retomamos a discussão sobre a flexibilização dos parâmetros. A Seduc disse que aguarda o envio dos 6 calendários restantes, para a partir daí rediscutir qualquer questão.

7. Encontro Nacional da Educação:
Será realizado na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 8, 9 e 10 de agosto, para discussão do PNE. O encontro é organizado por várias entidades sindicais, nesta ocasião o Sind-UTE Contagem enviará cinco representantes sendo dois da diretoria e três da base escolhidos nos conselhos da manhã, tarde, e noite. Manifestaram interesse: Adriano da E. M. Otacir Nunes, Júlio do Caic Riacho, e Dimas E. M. Pedro de Alcântara.


8. Calendário:

18/07 (6ª f) 18:30 h – Festa de confraternização: “Arraiá da Educação”
22/07 (4ª f) 8h - Ato em defesa do pagamento da Flex
28/07 (2ª f) 19h – Formação Político Pedagógica organizada pelo CELLOS, local  Sind-UTE Contagem.
07/08 (5ª f) 8h, 14h e 18h - Conselho de Representantes.


9. DELIBERAÇÕES APROVADAS NOS CONSELHOS

ü  Encaminhar moção de repudio às ações de opressão realizadas pela Secretaria de Educação com assinatura das Centrais Sindicais e movimentos sociais.
ü  Garantia do cumprimento dos calendários aprovados nas assembleias escolares com registro em ata, mesmo fora dos parâmetros da Secretaria de Educação.

ü  Discutir nas escolas a viabilidade de uma paralisação como protesto pelos acordos não cumpridos e ações arbitrárias da Seduc.
ü  Mobilizar os ais dos Conselhos Escolares para participação na plenária extraordinária que será realizada pelo CMEC para discussão da autonomia das escolas (data a ser confirmada)
ü  Continuar cobrando do MP acompanhamento dos acordos de greve no prazo estabelecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário